Melhor visualização no navegador (Google Chrome). Para melhor visualização do Blogger configure o Zoom para (90% ).

Destaque da Bíblia - Livro de Atos 15-17

Atos 15:23-29 = Esta carta respondeu as perguntas da Congregação em Antioquia e proporcionou grande alegria aos cristãos gentios daquela cidade (15:31). Brilhantemente escrita, apelava para a direção do espírito santo e explicava o que deveria ser feito, como se os leitores já o soubessem.
É recomendável que os cristãos sejam cuidadosos não somente com o que dizem, mas também com seu modo de falar. Podemos estar corretos em relação ao conteúdo do que dizemos,mas podemos perder nosso ouvinte pelo nosso tom de voz ou por nossas atitudes.

Atos 15:31 = O debate sobre a circuncisão poderia ter dividido a congregação, mas Paulo, Barnabé e os judeus de Antioquia tomaram a decisão certa: buscaram o conselho dos lideres da congregação e da Palavra de Deus. Nossas diferenças devem ser resolvidas da mesma maneira: buscando conselhos sábios e acatando as decisões. Não deixe que as discordâncias o separem dos demais cristãos!


Atos 15:36-39 = Paulo e Barnabé discordaram abertamente a respeito de Marcos. Paulo não quis levar Marcos em sua segunda viagem porque ele os havia deixado anteriormente (13:13). Esta divergência de opiniões levou os dois grandes pregadores a formarem dois grupos e a empreenderem mais esforços missionários; em vez de um grupo, havia dois. Mais tarde, Marcos se tornou uma pessoa muito importante para o ministério de Paulo (Col 4:10).
Jeová trabalha mesmo através de conflitos e discordâncias.
Os cristãos nem sempre concordam em tudo, mas os problemas podem ser resolvidos quando aceitamos as diferenças e permitimos que Jeová faça  a sua vontade.

Atos 16:2,3 = Timóteo e sua mãe, Eunice, eram de Listra. É provável que ela tenha ouvido a pregação de Paulo, quando o apóstolo esteve em sua cidade, na primeira viagem missionária (14:6-18). Timóteo era filho de mãe judia e pai grego; para os judeus, ele era tão mestiço quanto um samaritano. Por isso Paulo pediu que Timóteo fosse circuncidado, a fim de evitar uma possível rejeição por parte dos cristãos judeus. Timóteo não era obrigado a ser circuncidado, mas acatou voluntariamente o conselho de Paulo, para superar uma possível barreira em sua pregação a favor de Cristo. Às vezes, precisamos ir além dos nossos deveres em benefício do Reino de Deus.

Atos 16:6 = Não sabemos como o espirito santo falou a Paulo que ele e seus companheiros não deveriam ir à Ásia. Pode ter sido por intermédio de um profeta, uma visão, uma convicção interior ou alguma circunstância. Conhecer a vontade de Jeová não significa que devamos ouvir literalmente a sua voz. Ele nos orienta de várias maneiras. Então, quando você buscar a vontade de Deus, (1) tenha certeza de que seu plano está em harmonia com a Palavra dele; (2) peça conselhos aos cristãos mais experientes; (3) confira suas motivações, a fim de verificar se você está tentando fazer a sua vontade ou a de Jeová; e (4) ore para ele abrir e fechar as portas, como convém.

Atos 16:7-9 = ''O espírito de Jesus'' é o espírito que recebera de seu Pai, (espirito santo).
Por duas vezes, ele fechou a porta para Paulo. Por isso o apóstolo reconsiderou em que direção deveria ir para divulgar as Boas Novas. Então, em uma visão (16:9), Paulo recebeu uma direção definida e, com toda a obediência, viajou com seus companheiros para a Macedônia.
O espírito santo nos dirige aos lugares corretos, mas também nos devia dos errados. Ao buscarmos a vontade de Deus, é importante saber o que ele deseja que façamos e para onde quer que sigamos; é igualmente importante saber o que Jeová Deus não quer que façamos e para onde ele não quer que sigamos.


Atos 16:14 = Lucas destacou as histórias de três indivíduos que se tornaram cristãos por influência do ministério de Paulo em Filipos: Lídia, a influente comerciante (16:14); a escrava possessa por demônios (16:16-18);  e um carcereiro (16:27-30). As boas novas alcançaram todas as classes sociais, da mesma maneira que ocorre hoje!

Atos 16:22-25 = Paulo e Silas foram despedidos, chicoteados e presos em um cárcere de mais alta segurança. Apesar desta deplorável situação, eles louvaram a Deus, oraram e cantaram durante esta provação e os outros prisioneiros ouviram. Não importa qual seja a nossa situação, devemos louvar a Jeová. Outros podem passar a crer em Jeová Deus e no sacrifício de resgate de Jesus Cristo por meio de nosso exemplo.


Atos 17:2,3 = Quando Paulo pregava nas sinagogas, sabiamente começava seu discurso comentando os textos do Antigo Testamento e explicando como o Messias cumpriu a lei e as profecias; Paulo partia do conhecido para o desconhecido. Esta é uma boa estratégia para nós. Quando testemunhamos sobre Jesus Cristo, devemos começar pelo ponto que as pessoas entendem, afirmando a verdade que elas conhecem, com o tempo poderemos apresentar a verdade total.


Atos 17:6 = Não sabemos muito sobre Jasão, a não ser que foi o anfitrião e o patrocinador de Paulo e Silas em Tessalônica; por isso, Jasão sofreu o impacto de todos os problemas. Ele é apenas um dos muitos heróis da fé que, fielmente fizeram sua parte para ajudar a divulgar as boas novas. Devido à coragem de Jasão, Paulo e Silas puderam ministrar mais eficazmente.
Talvez não recebamos muita atenção neste mundo por nosso serviço ao Reino de Jeová; de fato, podemos receber somente pesares neste mundo. Mas Jeová  quer usar-nos. Vidas serão transformadas por causa de nossa coragem e fidelidade a Deus.

Atos 17:22 = Paulo estava bem preparado para falar a esse grupo. Ele tinha vindo de Tarso, um centro educacional, e tinha o treinamento e o conhecimento para apresentar suas convicções de forma clara e persuasiva. Paulo foi ensinado pelo melhor sábio de sua época, Gamaliel; o apóstolo passou muito tempo de sua vida pensando e raciocinando a respeito das Escrituras.
Não é suficiente ensinar ou pregar com convicção. Como Paulo, devemos estar preparados para apresentar a razão da nossa fé. Quanto mais conhecemos a Bíblia, o que ela significa e como aplicar sua verdade à nossa vida, mais convincente nossas palavras serão. Isso não significa que devamos evitar apresentar as boas novas até que nos sintamos adequadamente preparados. Devemos usar o que aprendemos e sempre procurar saber mais, a fim de sermos testemunhas eficientes e podermos responder às perguntas e aos argumentos das pessoas.

Atos 17:23 = Paulo ensinou aqueles cultos homens de Atenas a respeito do único Deus verdadeiro; embora eles fossem geralmente muito religiosos, não conheciam a Deus.
Hoje, temos uma sociedade ''cristã'', mas, para a maioria das pessoas, Deus ainda é desconhecido. Precisamos proclamar quem ele é e tornar claro o que ele fez por todo o mundo por intermédio de seu filho, Jesus Cristo. Não podemos presumir que as pessoas religiosas ao nosso redor conheçam  verdadeiramente a Jesus ou entendam a importância da fé nele.

Atos 17:32-34 = O discurso de Paulo provocou reações diversas. Alguns riram, outros quiseram mais informações, outros ainda creram. Não hesite em falar às pessoas a respeito de Jeová e seu filho Jesus Cristo por temer que algumas não creiam. Não espere uma resposta unanimemente positiva ao seu testemunho. Mesmo que poucos creiam, o esforço terá sido válido!

2 comentários:

  1. Olá, não encontrei outra forma de contato, será que poderia ajudar a minha página no facebook na sua? Você deve entender a dificuldade de encontrar curtidores e para que as mensagens de Jeová se expandam. Obrigado pela sua atenção!

    Facebook:https://www.facebook.com/SeSabioFilhoMeuOficial

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos são ignorados e apagados.
Comente com moderação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Voltar ao Topo