
Neste artigo, vamos tratar da doutrina do tormento eterno consciente e em fogo ardente.
Doutrina está que tem papel de destaque em muitas religiões, entre elas a católica e evangélicas.
Vamos começar a analisar as palavras hebraicas e gregas que designam tal lugar chamado ''inferno ''.
שְׁאֹלָ = SEOL = HEBRAICO
ᾅδης = HADES = GREGO Tais palavras significam a mesma coisa, e isso nós podemos ver lendo Salmo 16:10 e sua citação nas Escrituras gregas em Atos 2:27. Confira. |
Elas ocorrem 66 vezes nas Escrituras Hebraicas "Seol", a sepultura comum da humanidade; o domínio da sepultura.
As Sessenta e Seis Ocorrências de Seol.
"Seol" ocorre 66 vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, a saber, em
As Sessenta e Seis Ocorrências de Seol.
"Seol" ocorre 66 vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, a saber, em
Gên 37:35; Gên 42:38; Gên 44:29, 31; Núm 16:30, 33; De 32:22; 1Sa 2:6; 2Sa 22:6; 1Rs 2:6, 9; Jó 7:9; Jó 11:8; Jó 14:13; Jó 17:13, 16; Jó 21:13; Jó 24:19; Jó 26:6; Sal 6:5; Sal 9:17; Sal 16:10; Sal 18:5; Sal 30:3; Sal 31:17; Sal 49:14, 15; Sal 55:15; Sal 86:13; Sal 88:3; Sal 89:48; Sal 116:3; Sal 139:8; Sal 141:7; Pr 1:12; Pr 5:5; Pr 7:27; Pr 9:18; Pr 15:11, 24; Pr 23:14; Pr 27:20; Pr 30:16; Ec 9:10; Cân 8:6; Is 5:14; Is [7:11]; Is 14:9, 11, 15; Is 28:15, 18; Is 38:10, 18; Is 57:9; Ez 31:15, 16, 17;Ez 32:21, 27; Os 13:14; Am 9:2; Jon 2:2; Hab 2:5.
"Hades" - a sepultura comum da humanidade; o domínio da sepultura As Dez Ocorrências de Hades.
"Hades", talvez significando "o lugar não visto", ocorre dez vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs, a saber, em Mt 11:23; Mt 16:18; Lu 10:15; Lu 16:23; At 2:27, 31; Re 1:18; Re 6:8; Re 20:13, 14.
Observação:
Nas Escrituras Hebraicas, as palavras qé·ver ("sepultura"; Gên 23:4) e qevu·ráh ("sepulcro"; Gên 35:20) têm sentido diferente da palavra hebraica she´óhl, a qual se refere, não a uma sepultura individual ou a diversas delas, mas à sepultura comum da humanidade, o domínio geral da sepultura. Do mesmo modo, nas Escrituras Gregas Cristãs, a palavra grega tá·fos ("sepulcro"; Mt 27:61) e as palavras mné·ma ("túmulo"; Mr 15:46) e mne·meí·on ("túmulo memorial"; Lu 23:55) são diferentes da palavra haí·des, a equivalente grega de she´óhl.
É muito importante que você saiba disso, pois existem muitos religiosos desinformados que confundem ambas as palavras.
"Hades" - a sepultura comum da humanidade; o domínio da sepultura As Dez Ocorrências de Hades.
"Hades", talvez significando "o lugar não visto", ocorre dez vezes na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs, a saber, em Mt 11:23; Mt 16:18; Lu 10:15; Lu 16:23; At 2:27, 31; Re 1:18; Re 6:8; Re 20:13, 14.
Observação:
Nas Escrituras Hebraicas, as palavras qé·ver ("sepultura"; Gên 23:4) e qevu·ráh ("sepulcro"; Gên 35:20) têm sentido diferente da palavra hebraica she´óhl, a qual se refere, não a uma sepultura individual ou a diversas delas, mas à sepultura comum da humanidade, o domínio geral da sepultura. Do mesmo modo, nas Escrituras Gregas Cristãs, a palavra grega tá·fos ("sepulcro"; Mt 27:61) e as palavras mné·ma ("túmulo"; Mr 15:46) e mne·meí·on ("túmulo memorial"; Lu 23:55) são diferentes da palavra haí·des, a equivalente grega de she´óhl.
É muito importante que você saiba disso, pois existem muitos religiosos desinformados que confundem ambas as palavras.
Quando o inferno passou a existir?
O inferno foi trazido à existência com a morte do primeiro humano Abel, sendo que a partir deste episódio, o Seol , ou a sepultura comum a todos , passou a existir.
O inferno foi trazido à existência com a morte do primeiro humano Abel, sendo que a partir deste episódio, o Seol , ou a sepultura comum a todos , passou a existir.
Assim a terra abriu a sua boca para receber o sangue ou a vida de Abel , desta forma o seol ampliou por assim dizer sua garganta que nunca se farta de receber os mortos.
Gênesis 4:10-11 Isaías 5:14 ( Neste texto algumas Bíblias usam :Cova , sepultura e etc., mas a palavra hebraica que consta neste texto é Seol, ou inferno )
SEOL em hebraico e HADES no grego.
Essas palavras, foram vertidas na Bíblia latina por ( in·fér·nus) ou inferno em português, é por isso que muitas Bíblias possuem essa palavra em lugar de Seol ou Hades, mas elas se referem à mesma coisa, a sepultura comum da humanidade; o domínio da sepultura.
A vulgata latina traz a palavra inferno nos locais onde consta a palavra Seol e Hades, mas na verdade tais traduções são incorretas e imprecisas, seguindo apenas uma tradição humana.
A palavra-chave na Bíblia Plenitude em Oséias 13:14 nos mostra isso citando o livro de referencia Strong, mas ao invés de citar só o que o livro diz eles acrescentam um pouco mais, mas o que reconhecem já ajuda.
Citação da palavra chave na Bíblia plenitude de Oséias 13:14:
Gênesis 4:10-11 Isaías 5:14 ( Neste texto algumas Bíblias usam :Cova , sepultura e etc., mas a palavra hebraica que consta neste texto é Seol, ou inferno )
SEOL em hebraico e HADES no grego.
Essas palavras, foram vertidas na Bíblia latina por ( in·fér·nus) ou inferno em português, é por isso que muitas Bíblias possuem essa palavra em lugar de Seol ou Hades, mas elas se referem à mesma coisa, a sepultura comum da humanidade; o domínio da sepultura.
A vulgata latina traz a palavra inferno nos locais onde consta a palavra Seol e Hades, mas na verdade tais traduções são incorretas e imprecisas, seguindo apenas uma tradição humana.
A palavra-chave na Bíblia Plenitude em Oséias 13:14 nos mostra isso citando o livro de referencia Strong, mas ao invés de citar só o que o livro diz eles acrescentam um pouco mais, mas o que reconhecem já ajuda.
Citação da palavra chave na Bíblia plenitude de Oséias 13:14:
"INFERNO: Sheol, sepultura , habitação dos mortos ,mundo inferior ,inferno.....a promessa de Deus neste versículo é de que ele salvará o seu povo do poder do Sheol e que ele irá verdadeiramente destruir o sheol no final." (o friso é meu)
O problema começa quando eles vertem a palavra Seol por uma infinidade de outras palavras nas suas 66 ocorrências nas Escrituras Hebraicas, e também nas Gregas.
O problema começa quando eles vertem a palavra Seol por uma infinidade de outras palavras nas suas 66 ocorrências nas Escrituras Hebraicas, e também nas Gregas.
Vertem na por "além" "mundo dos mortos" "abismo" "inferno" "Seol" "hades" "sepultura" e por aí vai. Você que não conhece as ocorrências da palavra nos originais saberia que todas elas se referem à mesma coisa? É claro que não!
Chamaria de honesto alguém que verte tais passagens que falam da mesma coisa por palavras diferentes ?. Existem palavras que podem ser sim vertidas segundo o contexto de forma diferente, mas definitivamente essa não é uma dessas.
E o pior de tudo ocorre quando eles vertem uma palavra que não tem nenhuma ligação com a palavra SEOL ou HADES por inferno. Por exemplo, a palavra GEENA.
Você sabe o que a palavra Geena significa?
Chamaria de honesto alguém que verte tais passagens que falam da mesma coisa por palavras diferentes ?. Existem palavras que podem ser sim vertidas segundo o contexto de forma diferente, mas definitivamente essa não é uma dessas.
E o pior de tudo ocorre quando eles vertem uma palavra que não tem nenhuma ligação com a palavra SEOL ou HADES por inferno. Por exemplo, a palavra GEENA.
Você sabe o que a palavra Geena significa?
Hebr.: הִנֹּם - (geh hin·nóm - gr.: γέενναν (gé·en·na) - lat.: ge·hén·na.
"Geena" significa "vale de Hinom", porque é a forma grega do hebraico geh hin·nóm. Em Jos 18:16, onde ocorre "vale de Hinom", na LXX (Septuaginta), reza "Geena".
O vale de Hinom encontrava-se ao oeste e ao sul da antiga Jerusalém. (Jos 15:8; Jos 18:16; Je 19:2, 6)
Debaixo dos posteriores reis de Judá, foi usado para a idolatria do deus pagão Moloque, ao qual se ofereciam holocaustos humanos. (2Cr 28:3; 2Cr 33:6; Je 7:31, 32; Je 32:35) Para impedir que fosse usado de novo para tais fins religiosos, o fiel Rei Josias mandou poluir o vale, especialmente a parte chamada Tofete. - 2 Reis 23:10.
O vale de Hinom tornou-se o depósito e incinerador do lixo de Jerusalém. Lançavam-se ali cadáveres de animais para serem consumidos pelo fogo, aos quais se acrescentava enxofre para ajudar na queima.
"Geena" significa "vale de Hinom", porque é a forma grega do hebraico geh hin·nóm. Em Jos 18:16, onde ocorre "vale de Hinom", na LXX (Septuaginta), reza "Geena".
O vale de Hinom encontrava-se ao oeste e ao sul da antiga Jerusalém. (Jos 15:8; Jos 18:16; Je 19:2, 6)
Debaixo dos posteriores reis de Judá, foi usado para a idolatria do deus pagão Moloque, ao qual se ofereciam holocaustos humanos. (2Cr 28:3; 2Cr 33:6; Je 7:31, 32; Je 32:35) Para impedir que fosse usado de novo para tais fins religiosos, o fiel Rei Josias mandou poluir o vale, especialmente a parte chamada Tofete. - 2 Reis 23:10.
O vale de Hinom tornou-se o depósito e incinerador do lixo de Jerusalém. Lançavam-se ali cadáveres de animais para serem consumidos pelo fogo, aos quais se acrescentava enxofre para ajudar na queima.
Também se lançavam ali os cadáveres de criminosos executados e considerados imerecedores dum sepultamento decente num túmulo memorial. Quando esses cadáveres caíam no fogo, então eram consumidos por ele, mas, quando os cadáveres caíam sobre uma saliência da ravina funda, sua carne em putrefação ficava infestada de vermes, ou gusanos, que não morriam até terem consumido as partes carnais, deixando somente os esqueletos.
Nenhum animal ou criatura humana viva era lançada na Geena, para serem queimados vivos ou atormentados. Portanto, este lugar nunca poderia simbolizar uma região invisível em que almas humanas fossem eternamente atormentadas em fogo literal ou atacadas para sempre por vermes imorredouros.
Nenhum animal ou criatura humana viva era lançada na Geena, para serem queimados vivos ou atormentados. Portanto, este lugar nunca poderia simbolizar uma região invisível em que almas humanas fossem eternamente atormentadas em fogo literal ou atacadas para sempre por vermes imorredouros.
Visto que se negava aos criminosos mortos lançados ali um sepultamento decente num túmulo memorial, que é o símbolo da esperança de ressurreição, a Geena foi usada por Jesus e pelos seus discípulos para simbolizar a destruição eterna, o aniquilamento dentre o universo de Deus, ou "a segunda morte", a punição eterna.
Assim dá para ver que nem todos vertem as palavras originais de forma honesta como faz a tradução do Novo Mundo. Como pode geena significar inferno, se já vimos que ela se refere a outra coisa bem diferente? E como poderia ela significar inferno, se a palavra Hades é que significa inferno, conforme vimos comparando Salmo 16:10 e Atos 2:27.
Assim dá para ver que nem todos vertem as palavras originais de forma honesta como faz a tradução do Novo Mundo. Como pode geena significar inferno, se já vimos que ela se refere a outra coisa bem diferente? E como poderia ela significar inferno, se a palavra Hades é que significa inferno, conforme vimos comparando Salmo 16:10 e Atos 2:27.
Na Bíblia de estudo Plenitude em Mateus 10:28, há um númerozinho 7 na passagem e na coluna central nos mostra que a palavra grega ali é: gehena.
Aí eu pergunto: Por que essa falta de honestidade com seus membros?
Óbvio: A verdade faria com que seus membros saíssem em debandada de suas organizações super lucrativas , você só fica sabendo dessas verdades, nas Bíblias super-caras como essas, que custam cerca de 100 reais, as quais a maioria não pode comprar. E mesmo assim colocam tal informação bem escondido de forma quase invisível, só quem já sabe e procura consegue acha-la em Bíblias como essas.
Geena em todas as suas ocorrências, a saber, em Mt 5:22, 29, 30; Mt 10:28; Mt 18:9; Mt 23:15, 33; Mr 9:43, 45, 47; Lu 12:5; Tg 3:6.
Em todas as suas ocorrências será que sua Bíblia verte de forma correta essa palavra?
Se não, será que ela é uma tradução fiel?
Bem já vimos qual é o significado de seol -hades e geena, e suas ocorrências, então analisemos agora o que diz a Bíblia diz sobre a condição dos mortos.
Bem já vimos qual é o significado de seol -hades e geena, e suas ocorrências, então analisemos agora o que diz a Bíblia diz sobre a condição dos mortos.
Alma - vpn - nephesh hebraico bíblico.
Alma - quch - psuche grego bíblico.
Ser que respira, assim alma se refere a vida consciente.
Ser que respira, assim alma se refere a vida consciente.
Pois até os animais são almas, vidas = Gênesis 1:20, 21, 24, 30; Gên 2:19; Gên 9:10, 12, 15, 16; Lev 11:10, 46; Lev 24:18; Núm 31:28; Jó 41:21; Ez 47:9.
Temos alma ou somos almas? Gênesis 2:7
Temos alma ou somos almas? Gênesis 2:7
Quando morremos voltamos para onde? Gênesis 3:19
O ser humano é parcialmente pecador ou totalmente pecador?
O ser humano é parcialmente pecador ou totalmente pecador?
Se sua resposta for totalmente pecador, então se "tivéssemos" uma alma imortal, significaria que ela estaria isenta da condenação imposta por Jeová? Leia Gênesis 2:17
"Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás."
"Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás."
Ou será que a "alma" de Adão fugiu de dentro dele no momento da desobediência? Parece absurdo não é?
Porém para quem quer defender a imortalidade da alma essa aberração antropológica é a única saída.
Outra coisa a ser analisada é o fato de as Escrituras declararem:
Outra coisa a ser analisada é o fato de as Escrituras declararem:
"Os iníquos retornarão ao Seol, Sim, todas as nações que se esquecem de Deus."
Salmo 9:17
Mas percebam que para alguém voltar a algum lugar, esta pessoa tem de ter estado neste lugar já antes , mas todos concordam que ninguém nunca esteve em um lugar de tormento consciente antes de morrer,nem mesmo Adão e Eva.
Mas percebam que para alguém voltar a algum lugar, esta pessoa tem de ter estado neste lugar já antes , mas todos concordam que ninguém nunca esteve em um lugar de tormento consciente antes de morrer,nem mesmo Adão e Eva.
Agora, Adão veio do pó da terra, e Eva por meio dele, e, nós por extensão também, por deles termos sido gerados.
Compare isso com a condenação imposta aos pecadores originais e veja como seol-hades-inferno, se adaptam, pelo menos, melhor a esta compreensão. Gênesis 3:19
Para não despercebermos este ponto importante, notemos que o Senhor Deus não disse a Adão que, no dia em que comesse do fruto proibido, ele iria para um “inferno” para sofrer conscientemente para sempre em tormento ardente.
Para não despercebermos este ponto importante, notemos que o Senhor Deus não disse a Adão que, no dia em que comesse do fruto proibido, ele iria para um “inferno” para sofrer conscientemente para sempre em tormento ardente.
Se Deus condenasse Adão a ser atormentado eternamente num local de fogo onde sofreria dores excruciantes, seria injusto, pois o aviso seria falso, uma vez que o aviso foi de que ele morreria e voltaria ao pó.
Vale ressaltar que a palavra hebraica para retornarão é mencionada duas vezes em Gênesis 3:19
No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. (ambas , mesmas palavras que em Salmo 9:17)
Obs: A palavra retornarão , em salmo 9:17 é vertida na Almeida por: "serão lançados", porém convidamos os estudantes a verificar o significado real da palavra hebraica em questão para ter o verdadeiro significado.
A palavra é: שוב = Shûb ou Shuwb.
Analise estas palavras nos melhores dicionário hebraicos tais como VINE e STRONG.
Como a Bíblia expõe a condição dos mortos?
Como a Bíblia expõe a condição dos mortos?
Vejamos:
Salmo 104:29
Se escondes a tua face, ficam perturbados.
Se lhes tiras o espírito, expiram
E retornam ao seu pó
Gênesis 3:19
Gênesis 3:19
No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás."
Eclesiastes 3:19-20
Eclesiastes 3:19-20
Pois há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.
Salmo 146:4
Salmo 146:4
Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo;
Neste dia perecem deveras os seus pensamentos.
Eclesiastes 9:5-6,10
Eclesiastes 9:5-6,10
Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.
Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.
Aqui nesta última passagem citada , Eclesiastes 9:10, a versão católica em inglês Douway Rheims Version traz a palavra hell , para traduzir a palavra Seol , heel em inglês significa inferno. Assim, como mostra tal versão bíblica, no inferno não há atividades conscientes.
Aqui nesta última passagem citada , Eclesiastes 9:10, a versão católica em inglês Douway Rheims Version traz a palavra hell , para traduzir a palavra Seol , heel em inglês significa inferno. Assim, como mostra tal versão bíblica, no inferno não há atividades conscientes.
Todos os textos que falam de uma alma viva após a morte , só podem ser entendidos como tendo sido tal ser, ressuscitado, assim ela torna a ser uma alma vivente novamente, pois é uma vida novamente.
Existem textos que mostram que a alma morre.
A criatura-alma é mortal, destrutível
A criatura-alma é mortal, destrutível
Gên 12:13; Gên 17:14; Gên 19:19, 20; Gên 37:21; x 12:15, 19; x 31:14; Le 7:20, 21, 27; Le 19:8; Le 22:3; Le23:30; Le 24:17; Núm 9:13; Núm 15:30, 31; Núm 19:13, 20; Núm 23:10; Núm 31:19; Núm 35:11, 15, 30; De 19:6, 11; De 22:26; De 27:25; Jos 2:13, 14; 10:28, 30, 32, 35, 37, 39; 11:11; 20:3, 9; Jz 5:18; 16:16, 30; 1Rs 19:4; 1Rs 20:31; Jó 7:15; Jó 11:20; Jó 18:4; Jó 33:22; Jó 36:14; Sal 7:2; Sal 22:29; Sal 66:9; Sal 69:1; Sal 78:50; Sal 94:17; Sal 106:15; Sal 124:4; Pr 28:17; Is 55:3; Je 2:34; Je 4:10; Je 18:20; Je 38:17; Je 40:14; Ez 13:19; Ez 17:17; Ez 18:4; Ez 22:25, 27; Ez 33:6; Mt 2:20; Mt 10:28; Mt 26:38; Mr 3:4; 14:34; Lu 6:9; Lu 17:33; Jo 12:25; At 3:23; Ro 11:3; He 10:39; Tg 5:20; Re 8:9; Re 12:11; Re 16:3.
Observe na Almeida corrigida, pois na Atualizada eles propositalmente mudaram bastante.
Bem já vimos até aqui que SEOL -HADES, significam a mesma coisa, e já sabemos suas ocorrências, sabemos também que GEENA ,não significa o mesmo que SEOL e HADES, mas significa "vale de hinom" um lugar fora de Jerusalém que foi usado como local de eliminação de criminosos não merecedores de uma sepultura, tal lugar foi usado por Jesus simbolicamente como o fim ou destruição eterna.Já SEOL e HADES ou inferno na forma latino-portuguesa, se referem ao domínio da sepulturahumana universal, local do qual Jeová irá tirar os mortos.
Revelação 20:13-14
E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades (inferno)entregaram os mortos neles, e foram julgados
individualmente segundo as suas ações. E a morte e o Hades(inferno) foram lançados no lago de fogo.
Este significa a segunda morte, o lago de fogo.
Assim nós vemos que, o inferno ou SEOL - HADES, vai dar os mortos, não almas vivas (isso é a ressurreição) depois o próprio SEOL-HADES, será destruído no lago de fogo, e também a morte, ora, a morte é uma condição não pode ser atormentada, mas pode e vai ser destruída. 1 Coríntios 15:26 -Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.
Assim nós vemos que, o inferno ou SEOL - HADES, vai dar os mortos, não almas vivas (isso é a ressurreição) depois o próprio SEOL-HADES, será destruído no lago de fogo, e também a morte, ora, a morte é uma condição não pode ser atormentada, mas pode e vai ser destruída. 1 Coríntios 15:26 -Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.
O que é o lago de fogo?
A Bíblia mesmo diz: a segunda morte.
Por que segunda morte?
Por que segunda morte?
Bem a 1° morte é a Adâmica. nos foi imposta por Adão quando pecou, Cristo morreu para nos resgatar desta morte. A segunda morte é aquela que Jesus comparou à GEENA, é para os que não merecem viver, são pecadores impenitentes e incorrigíveis, partiram para a 2° morte ou geena ardente (MATEUS 10:28 no original grego), dessa morte não há retorno.
PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO
Alguém talvez pergunte:
Mas a parábola do rico e do Lázaro, não deixa bem claro que tal doutrina é verdadeira?
Não! não deixa e nós veremos agora por quê!
Vamos ao texto:
Não! não deixa e nós veremos agora por quê!
Vamos ao texto:
Lucas 16:19-31
19"Mas, certo homem era rico e costumava cobrir-se de púrpura e de linho, regalando-se de dia a dia com magnificência.20 Mas, certo mendigo, de nome Lázaro, costumava ser colocado junto ao seu portão, [estando] cheio de úlceras 21 e desejoso de saciar-se com as coisas que caíam da mesa do rico. Sim, também os cães vinham e lambiam as suas úlceras. 22 Ora, no decorrer do tempo, morreu o mendigo e foi carregado pelos anjos para [a posição junto ao] seio de Abraão. "Também o rico morreu e foi enterrado. 23 E no Hades, ele ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão de longe, e Lázaro com ele [na posição junto] ao seio. 24 Por isso chamou e disse: `Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro mergulhe a ponta do seu dedo em água e refresque a minha língua, porque eu estou em angústia neste fogo intenso.' 25 Mas Abraão disse: `Filho, lembra-te de que recebeste plenamente as tuas boas coisas no curso da tua vida, mas Lázaro, correspondentemente, as coisas prejudiciais. Agora, porém, ele está tendo consolo aqui, mas tu estás em angústia. 26 E, além de todas essas coisas, estabeleceu-se um grande precipício entre nós e vós, de modo que os que querem passar daqui para vós não o podem, nem podem pessoas passar de lá para nós. 27 Ele disse então: `Neste caso, peço-te, pai, que o envies à casa de meu pai, 28 pois eu tenho cinco irmãos, a fim de que lhes dê um testemunho cabal, para que não cheguem a entrar neste lugar de tormento.' 29 Mas Abraão disse: `Eles têm Moisés e os Profetas; que escutem a estes.' 30 Ele disse então: `Não assim, pai Abraão, mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.' 31 Mas ele lhe disse: `Se não escutam Moisés e os Profetas, tampouco serão persuadidos se alguém se levantar dentre os mortos.'"
Vamos a análise:
Vers 22 = Ambos morreram na mesma ocasião, muita coincidência para um caso real não acha? Já vimos a condição dos mortos acima, tal passagem tem de se ajustar a passagem tal morte nesta parábola é simbólica, representa uma mudança de condição.
Vers 23 =Hades é o mesmo que seol , lugar que Cristo esteve 3 dias na sua morte.
Será que ele foi atormentado? Não!
HADES não tem localização geográfica, mas é a região tumular onde terminam todos os mortos, assim na parábola ela é simbólica.
O rico " viu ao longe ", a Lázaro, mas ainda era no hades que tudo estava ocorrendo.
Quando as Bíblias foram traduzidas para o latim , as palavras SEOL e HADES foram vertidas por INFERNO que
significa "o que jaz embaixo, mundo inferior."
Então será que ambos estavam num local de tormento? Será que inferno tem uma repartição para os santos? Sim, é isso que alguns na cristandade pregam.
Então será que ambos estavam num local de tormento? Será que inferno tem uma repartição para os santos? Sim, é isso que alguns na cristandade pregam.
Mas está bem claro que é outro simbolismo.
Vers 24 =Afinal o SEOL, HADES, INFERNO é espiritual ou físico para eles?
A pergunta se dá porque na parábola fala-se de água e de chamas, se água e fogo estão sentido simbólico, da pra ver que o restante também é.
E até os corpos dos dois personagens mencionados preservam características físicas.
Vers 25 =Chamaria Abraão alguém que foi condenado á perdição de filho?
Vers 25 =Chamaria Abraão alguém que foi condenado á perdição de filho?
Vers 27 =Será que os salvos e os condenados iriam poder de vez em quando bater um papo como acontece na passagem?
Imagine pessoas salvas falando com seus filhos ou pais, que estão em chamas, por toda a eternidade.
Se fôssemos entender literalmente essa parábola, ela teria ocorrido por volta do ano 1513 AC, ou quando?
Sim pois, Moisés e os profetas não viveram todos na mesma época, assim eles significam outra coisa no relato.
Por que o rico pediu para Lázaro ser enviado e não ele mesmo, o que seria mais convincente e o livraria do tormento?
Por que o rico pediu para Lázaro ser enviado e não ele mesmo, o que seria mais convincente e o livraria do tormento?
Será que tais relatos se fossem entendidos literalmente concordariam com o que a Bíblia mostra como sendo a condição dos mortos?
Eclesiastes 9:5,6-10.
No relato o rico diz que se alguém dentre os mortos for ter com seus irmãos talvez eles não venham a parar onde ele parou. Mas veja bem, será que se pode dizer que Lázaro estava morto se for entendido literalmente?
No relato o rico diz que se alguém dentre os mortos for ter com seus irmãos talvez eles não venham a parar onde ele parou. Mas veja bem, será que se pode dizer que Lázaro estava morto se for entendido literalmente?
Diga-me o que é o contrario de vida?
E como estava Lázaro se fôssemos entender literalmente?
E por fim todas as Bíblias têm o tópico em negrito dizendo:
"PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO."
"PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO."
E todas as parábolas de Jesus havia um significado oculto, que não ficava evidente aos iníquos. Essa parábola não fugiria à regra.
Se fôssemos entendê-la literalmente, então não haveria significado oculto, mas Jesus sempre ensinava por parábolas e todas tinham um significado oculto que só era revelado aos seus discípulos.
Observe tais textos: Mateus 13:10-11, 34-35
Significavam coisa bem diferentes embora houvesse sentido comparativo.
Veja: Lucas 8:1-15

Muitos religiosos apelam para essa parábola para tentar provar que existe uma parte imaterial que sobrevive à morte do corpo e que será atormentada para sempre se tal pessoa quando na terra levou uma vida de pecado e independência.
Como podem eles criar uma doutrina em cima de apenas um versículo da Bíblia?
Onde eles encontram uma segunda referência que apoie a idéia de que existe um lugar literal denominado "Seio de Abraão" onde estão os justos e tendo um lado ruim onde estão os maus ,todos conscientes?
Quando se fala de estar ao seio de alguém , quer se dizer com isso estar numa posição de favor. João 1:18 13:23
Entender ou interpretar a tal, como se referindo a uma região e localização, é algo puramente especulativo.
Alguns até dizem que o lugar para onde foi o rico é um lugar diferente do lugar onde estava o Lázaro, mas note que o congregante não diz que para o Seol vai somente os maus.
Eclesiastes 9:10
Jacó pensou que José estava lá (morto) e sabia que iria também para lá ao morrer.
Jacó pensou que José estava lá (morto) e sabia que iria também para lá ao morrer.
Gênesis 37:35
Davi sabia que iria para o Seol ao morrer. 1° Reis 2:6
Davi sabia que iria para o Seol ao morrer. 1° Reis 2:6
Jó pediu para ser escondido no Seol devido à grande provação por qual estava passando. Jó 14:13
Observe estas palavras da Vulgata latina:
Observe estas palavras da Vulgata latina:
"Quis mihi hoc tribuat ut in inferno protegas me ut abscondas me donec pertranseat furor tuus et constituas mihi tempus in quo recorderis mei." Jó 14:13
Conforme as palavras acima, Jó pediu para ser escondino no inferno, ou seja, estava pedindo para morrer para que seu sofrimento cessasse.
Pediria tal coisa se o Seol, ou inferno fosse um local de tormento em fogo?
Pediria tal coisa se o Seol, ou inferno fosse um local de tormento em fogo?
É claro que não, o inferno (Seol-Hades) é onde estão os mortos.
Apocalipse 20:13 Almeida revista e corrigida.
Este texto é também cumprimento das palavras de Isaías 65:13-14.
Este texto é também cumprimento das palavras de Isaías 65:13-14.
"Portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Eis que os meus próprios servos comerão, mas vós passareis fome. Eis que os meus próprios servos beberão, mas vós passareis sede. Eis que os meus próprios servos se alegrarão, mas vós passareis vergonha.
Eis que os meus próprios servos gritarão de júbilo por causa da boa condição do coração, mas vós fareis clamores por causa da dor de coração e uivareis por causa do puro quebrantamento do espírito".
O escritor do Salmo 89:48 deixa claro que ninguém que morre escapa do Seol. Um levita dos "filhos de Corá" sabia que Jeová pode por meio da ressurreição , nos retirar do Seol.
O escritor do Salmo 89:48 deixa claro que ninguém que morre escapa do Seol. Um levita dos "filhos de Corá" sabia que Jeová pode por meio da ressurreição , nos retirar do Seol.
Salmo 49:15
Pedro mostra que Davi esta no Seol ou Hades até o dia de hoje, e que a profecia de Salmo 16:10 se cumpriu em Jesus Cristo , que não permaneceu no Seol, mas foi ressuscitado.
Pedro mostra que Davi esta no Seol ou Hades até o dia de hoje, e que a profecia de Salmo 16:10 se cumpriu em Jesus Cristo , que não permaneceu no Seol, mas foi ressuscitado.
Atos 2:27-31
Vemos assim que, sem sombra de dúvida até os justos, ou na verdade, todos ao morrerem vão para o seol ou Hades (inferno)
Vemos assim que, sem sombra de dúvida até os justos, ou na verdade, todos ao morrerem vão para o seol ou Hades (inferno)
Sobre a alegação de vida consciente no Seol com base em Isaías 14:9, perceba que é uma endecha, expressão proverbial dirigida ao rei de babilônia ( verso 4 ) e não tem nenhuma pretensão de ser história literal, até por que instrumentos, tronos, e gusanos não estariam neste lugar caso fosse literal, nem árvores poderiam falar (verso 8), mas este texto mostra claramente que o Seol aqui, é usado para aludir a uma mudança de circunstância, onde o altivo rei de Babilônia iria perder sua posição enaltecida e seria humilhado, e é desta mesma forma que a parábola do Rico e Lázaro contata por Jesus é corretamente entendida.
Como exemplo, veja o caso de Jonas, onde ele diz: "Do ventre do Seol" -Jonas 2:2
Teria o Seol ou inferno, ventre? O inferno se localiza na barriga de um peixe?É para este lugar que todos os que morrem irão, para o ventre de um peixe?
Óbvio que não, aqui se esta falando de uma possível mudança de circunstância, onde aquele peixe poderia vir a ser a sepultura de Jonas.
A explicação da parábola do Rico e do Lázaro:
Jesus usa aqui o rico para representar os líderes religiosos judaicos, incluindo não só os fariseus e os escribas, mas também os saduceus e os principais sacerdotes. São ricos em privilégios e oportunidades espirituais, e comportam-se como aquele rico.
Sua vestimenta de púrpura régia representa sua posição favorecida, e o linho branco significa que eles se consideram justos.
Esta orgulhosa classe do rico encara as pessoas pobres, comuns, com total desprezo, chamando-as de `am ha·'á·rets, ou povo da terra.
Observe que o versículo 14, relaciona o amor egoísta ao dinheiro, aos fariseus.
O mendigo Lázaro representa, pois, essas pessoas, às quais os líderes religiosos negam a devida nutrição e privilégios espirituais.
Portanto, assim como o Lázaro cheio de úlceras, as pessoas comuns são menosprezadas como espiritualmente doentes e dignas de se associarem apenas com cães. No entanto, os da classe de Lázaro têm fome e sede de alimento espiritual e, por isso, se encontram junto ao portão, procurando receber quaisquer míseras migalhas de alimento espiritual que porventura caiam da mesa do rico.
Observe o mencionado no verso 21 de Lucas 16 e compare com Mateus 15:24-28.
Observe o mencionado no verso 21 de Lucas 16 e compare com Mateus 15:24-28.
"Ora, no decorrer do tempo", diz Jesus, "morreu o mendigo e foi carregado pelos anjos para a posição junto ao seio de Abraão.
Também o rico morreu e foi enterrado. E no Hades, ele ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão de longe, e Lázaro com ele na posição junto ao seio".
Visto que o rico e Lázaro não são pessoas literais, mas simbolizam classes de pessoas, logicamente a morte deles também é simbólica. O que simboliza ou representa a morte de cada um deles?
Jesus acabou de indicar uma mudança nas circunstâncias, dizendo que `a Lei e os Profetas existiram até João, o Batizador, mas que dali em diante o reino de Deus estava sendo declarado'. Portanto, é com relação à pregação de João e de Jesus Cristo que tanto o rico como Lázaro morrem quanto à sua circunstância ou condição anterior.
Os da humilde e arrependida classe de Lázaro morrem para com a sua anterior condição espiritualmente despojada e entram numa posição de favor divino. Ao passo que antes procuravam junto aos líderes religiosos o pouquinho que caísse da mesa espiritual, agora as verdades das Escrituras, apresentadas por Jesus, suprem as suas necessidades.
São assim levados para a posição junto ao seio, ou situação favorecida, do Abraão Maior, Jeová Deus.
Por outro lado, os que compõem a classe do rico vêm a estar sob o desfavor divino devido à persistente recusa de aceitarem a mensagem do Reino ensinada por Jesus. Desta forma, morrem para com a sua posição anterior de aparente favor. De fato, fala-se deles como estando em tormento figurativo.
O que atormenta os indivíduos da classe do rico são as mensagens de julgamento ardente de Deus, proclamadas pelos discípulos de Jesus.
O que atormenta os indivíduos da classe do rico são as mensagens de julgamento ardente de Deus, proclamadas pelos discípulos de Jesus.
Querem que os discípulos desistam de declarar essas mensagens, dando-lhes assim certa medida de alívio de seus tormentos.
Quão justo e apropriado é que tal reversão dramática ocorra entre a classe de Lázaro e a do rico!
A mudança nas condições ocorre poucos meses depois, em Pentecostes de 33 EC, quando o velho pacto da Lei é substituído pelo novo pacto.
Observe que na parábola, no verso 25, Abraão chama o rico de filho.
Observe que na parábola, no verso 25, Abraão chama o rico de filho.
No verso 27 vemos que ele tem outro Pai.
Agora observe o texto bíblico que mostra que mesmo Jesus reconhecendo que aqueles fariseus eram "filhos" de Abraão, acusou-os de terem também outro Pai. João 8:37, 44
Fica então inequivocamente claro que os discípulos, não os fariseus e outros líderes religiosos, são os favorecidos por Deus.
O "grande precipício" que separa o simbólico rico dos discípulos de Jesus, portanto, representa o julgamento imutável e justo de Deus."
Mas Abraão disse: `Eles têm Moisés e os Profetas; que escutem a estes.'" Sim, para que os "cinco irmãos" escapem dos tormentos, tudo o que têm a fazer é acatar os escritos de Moisés e dos Profetas, que identificam a Jesus como o Messias,e daí se tornar discípulos seus.
Mas o rico objeta: "Não assim, pai Abraão, mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. "Contudo, diz-se-lhe: "Se não escutam Moisés e os Profetas, tampouco serão persuadidos se alguém se levantar dentre os mortos." Deus não fornecerá sinais ou milagres especiais para convencer as pessoas.
Para granjear o Seu favor, elas devem ler e aplicar as Escrituras.
Para granjear o Seu favor, elas devem ler e aplicar as Escrituras.
Esse é o verdadeiro significado da parábola.
Certo site chegou a perguntar o seguinte:
As Testemunhas de Jeová (TJ) afirmam que a palavra “Hades” significa “sepultura”, mas por que no texto de Lucas é dado o sentido de sofrimento?
A RESPOSTA BÍBLICA É:
Por que nesta parábola esta revelando uma verdade que os Judeus da época não poderiam entender.
Mateus 13:11: hoje nossos desafiantes também estão cegados para não entenderem (aceitarem) as verdades ensinadas nesta parábola.Ambas as pessoas aqui são figuras retratando as circunstâncias vividas pelos fariseus e o povo comum sedento das verdades bíblicas que era desprezado como ovelha sem pastor, enquanto os Líderes Judaicos e fariseus amantes do dinheiro retratados na parábola como sendo a classe rico, não prestavam ajuda espiritual ao seus co-irmãos Judeus, as Escrituras mencionam que andavam esfoladas como ovelhas sem pastor, Jesus ao vir, deu lhes de comer, colocou numa posição de Favor, e começou a expor a classe do Rico como iníqua e atormentando estes com seus julgamentos ardentes (Lucas 12:49 Atos 5:27-33)
Deste tempo em diante se desejassem ter o favor de Deus deveriam se tornar cristãos e sair do Judaísmo, o precipício ficara intransponível.
Os Fariseus desejavam que as advertências atormentadoras fossem aplacadas como que dando um refresco por se parar de pregar e fazer lançar um julgamento adverso contra tais, mas isso não aconteceria.
O Rico (fariseus) pediram que um sinal fosse dado para mostrar aos seus correlativos para que se convencessem da verdade e mudassem o proceder, mas não seriam dados sinais, pois eles tinham Moisés e os profetas (Escrituras Hebraicas) e, se não deram ouvidos e estes, não seria sinais que os convenceriam.
O Rico (fariseus) pediram que um sinal fosse dado para mostrar aos seus correlativos para que se convencessem da verdade e mudassem o proceder, mas não seriam dados sinais, pois eles tinham Moisés e os profetas (Escrituras Hebraicas) e, se não deram ouvidos e estes, não seria sinais que os convenceriam.
E de fato, mesmo Jesus tendo ressuscitado dentre os mortos e muitos outros, isso não foi o suficiente para que os Fariseus se convencessem de que Jesus fosse o MESSIAS OU CRISTO.
Esta é a verdadeira lição e significado da parábola.E a pergunta que deixo a nossos desafiantes é: Moisés e os profetas mencionados nesta parábola significam as Escrituras do AT, ou significa que Moisés e os profetas literalmente estavam vivos e poderiam pregar aos irmãos do Rico?
Lembrem-se, se disserem que são figuras simbólicos retratando o AT, terão de aceitar que o Rico, Lázaro e Abraão aqui também são figuras simbólicas.
Há poucos motivos para os clérigos da cristandade não conhecerem este entendimento da parábola de Jesus.
Há poucos motivos para os clérigos da cristandade não conhecerem este entendimento da parábola de Jesus.
Um destacado comentário protestante, em inglês, A Bíblia do Interpretador, traz à atenção uma explicação similar.
Salienta que muitos interpretadores acreditam que as palavras de Jesus sejam "um apêndice alegórico que pressupõe o conflito entre o primitivo cristianismo e o judaísmo ortodoxo. O rico e seus irmãos representam os judeus descrentes.
Faz-se Jesus asseverar que eles se recusaram obstinadamente a se arrepender, apesar do testemunho óbvio a respeito de si próprio na Escritura e a predizer que deixariam de ficar impressionados pela sua ressurreição.
É concebível que Lucas e seus leitores tivessem dado alguma interpretação assim a estes versículos."
E numa nota ao pé da página, sobre Lucas, capítulo 16, a Bíblia de Jerusalém, católica, em inglês e outras línguas, reconhece que esta é uma "parábola em forma de história, sem referência a qualquer personagem histórico".
E numa nota ao pé da página, sobre Lucas, capítulo 16, a Bíblia de Jerusalém, católica, em inglês e outras línguas, reconhece que esta é uma "parábola em forma de história, sem referência a qualquer personagem histórico".
Em vista disso, podemos perguntar com razão: Por que não reconheceram, pelo menos, os clérigos da cristandade perante as pessoas de suas igrejas que se trata duma parábola?
Por que continuam os que sabem que a Bíblia não ensina a imortalidade da alma humana a dar uma aplicação literal a uma evidente parábola? Não é isso desonesto?
Não mostram desconsideração para com a Palavra de Deus, ocultando deliberadamente os fatos?
É de interesse notar que nos versos 29 e 30, a Bíblia NVI reconhece a interpretação como simbolizando não literalmente a Moisés e aos profetas e também aludindo à ressurreição de Cristo ou fenômenos milagrosos, mas deixa de entender os versos precedentes da mesma forma, pois, fazendo isto, aceitando também neste texto o caráter simbólico, não poderiam dizer que o tormento do Hades é literal.
De fato não é realmente literal, vemos na parábola, algo igual ao drama simbólico descrito em Gálatas 4:21-31 onde Abraão é novamente usado para representar Jeová, e a nação de Israel representada na pessoa de Agar, escrava de Abraão.
Sara, esposa legitima, representando a Jerusalém de cima.
Quando o novo pacto entra em vigor por meio da morte de Cristo em 33 EC, ocorre uma mudança de circunstâncias.
Ambas geraram filhos a Abraão, mas o filho por meio de Agar foi despedido junto com sua Mãe, pois Jeová disse que o descendente seria por meio de Sara, assim, as promessas de Deus se cumprem no filho de Sara, O Israel espiritual os filhos espirituais de Jeová, o descendente da mulher. Gênesis 3:15
Fusão dos textos
Gálatas 4:21-31 e Lucas 16:19-31
Abraão é usado para representar Jeová, a nação de Israel está representada nas pessoas de Agar, e do Rico da parábola.
Sara, esposa legitima, representando a Jerusalém de cima, mãe do Israel espiritual sendo estes Jesus, apóstolos e os discípulos.
Quando o novo pacto entra em vigor por meio da morte de Cristo em 33 EC, ocorre uma mudança de circunstâncias. Ambas ( NI JC ) geraram filhos a Abraão (J), mas o filho por meio de Agar foi despedido junto com sua Mãe, pois Jeová disse que o descendente seria por meio de Sara ( JC ), assim, as promessas de Deus se cumprem no filho de Sara (JC), O Israel espiritual o descendente da mulher. -Gênesis 3:15
Quando o novo pacto entra em vigor por meio da morte de Cristo em 33 EC, ocorre uma mudança de circunstâncias. Ambas ( NI JC ) geraram filhos a Abraão (J), mas o filho por meio de Agar foi despedido junto com sua Mãe, pois Jeová disse que o descendente seria por meio de Sara ( JC ), assim, as promessas de Deus se cumprem no filho de Sara (JC), O Israel espiritual o descendente da mulher. -Gênesis 3:15
O que podemos dizer de Lázaro irmão de Marta, o qual Jesus ressuscitou.
Será que ele não teria dito nada a respeito da sua vida após a morte, de sua bem-aventurança no seio de Abraão?
Vale frisar que o Lázaro da parábola nada tem a ver com o Lázaro irmão de Marta.
Alias teria sido desamoroso da parte de Jesus ter ressuscitado Lázaro de tal estado feliz para novamente trazê-lo à vida terrena ,colocando-o novamente em risco de ir para o "outro lado" do Seol-Hades por algum pecado.
Alias teria sido desamoroso da parte de Jesus ter ressuscitado Lázaro de tal estado feliz para novamente trazê-lo à vida terrena ,colocando-o novamente em risco de ir para o "outro lado" do Seol-Hades por algum pecado.
E bem que poderíamos fazer a pergunta: Para onde foram aqueles que morreram antes de o próprio Abraão nascer e morrer para se tornar o anfitrião receptor dos demais?
Sim pois, se as pessoas iam para o seio de Abraão ao morrer, para onde foram os que morreram antes de ele mesmo ir para lá?
Ou então ,visto que as obras criativas de Deus terminaram com Eva , quando ele criou tal inferno de fogo então?
Quando ele teria feito esta sub-divisão no seol, onde numa parte, ficariam os bons e noutra parte ficaria os pecadores?
Quando ele teria feito esta sub-divisão no seol, onde numa parte, ficariam os bons e noutra parte ficaria os pecadores?
Se mais tarde , for sua resposta, ela então contradiz as Escrituras, Eva foi a última criação, se foi antes, então você esta dando a entender que Deus já intencionava lançar alguns neste lugar, do contrário por que o criaria?
Será que Abraão é o chefe responsável pelo que acontece neste lugar? É a ele que as pessoas devem pedir misericórdia e não mais a Deus? Ou será que Abraão nesta parábola não simboliza outra pessoa?
O que foi que o rico fez de errado? É verdade que ele mostrou uma séria falta de atenção para com o mendigo, mas isso só, bastaria para condená-lo a queimar em literais chamas eternas?
O que foi que o mendigo fez que lhe resultou em ser agraciado com a posição de favor?
O que foi que o mendigo fez que lhe resultou em ser agraciado com a posição de favor?
As Escrituras nos dizem que nenhum homem justo mendigaria o pão. Salmo 37:25 109:1,10 Prov 20:4
Porém, em Mateus 5:3 no grego original temos uma frase que pode ser entendida como que dizendo: Bem-aventurados os humildes ( pobres, mendigos ) de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Aqui vemos uma mendicância que é uma bem-aventurança, e não a física que é sinal de desfavor de Deus.
Esta se ajusta perfeitamente ao simbolismo do mendigo da parábola, mas raciocine.
Esta se ajusta perfeitamente ao simbolismo do mendigo da parábola, mas raciocine.
Será que passaria pelo coração de Jeová assar pessoas eternamente, em razão de alguns anos de pecado e por não querer servi-lo?
Deus respeita o livre arbítrio.
Deus respeita o livre arbítrio.
A sua lei estabelece uma regra perfeita de punição pelo erro. Êxodo 21:24
Assim sendo, se alguém pecou durante 30 anos por exemplo, seria exercida de maneira correta a justiça de Deus se Ele submetesse tal pessoa a chamas eternas?
Veja a palavra de Deus relacionada a algo que os Israelitas faziam de errado.
E construíram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e suas filhas, coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração.' Jer 7:31 e também 32:35.
Realmente existem alguns teólogos e "estudiosos" que apesar do claro simbolismo e expressão metafórica, insistem que Isaías 14:9-20 prova o tormento consciente sendo o verso 12 uma referência a Satanás.
Realmente existem alguns teólogos e "estudiosos" que apesar do claro simbolismo e expressão metafórica, insistem que Isaías 14:9-20 prova o tormento consciente sendo o verso 12 uma referência a Satanás.
Qual exegeta honesto, perceba que quando se lê o contexto, fica evidente que se está referindo ao rei de Babilônia e não a um ser espiritual ( verso 4 e 16 ).
Agora entenda que, eles acreditam, que se trata do inferno, é a interpretação que dão para Seol, veja que é claríssima a simbologia.
Será que no inferno tem reis e tronos (9). Será que o tormento permitirá uma conversa tão descontraída (10).
Será que existe música e instrumentos no inferno?
Será que o fogo ardente do inferno não mataria gusanos ou vermes?
Agora perceba que mesmo dizendo que se trata de uma expressão proverbial no versículo 4, estes teólogos são capazes de acreditar que tudo isso é uma declaração literal do inferno ou Seol.
Acredito que mais Bíblia e menos livros de filosofias e ficção teria sido de ajuda.
Acredito que mais Bíblia e menos livros de filosofias e ficção teria sido de ajuda.
As Escrituras são claras sobre a condição de quem está no Seol.
Eclesiastes 9:5,10 Isaías 38:18-19
Jesus ainda nos deixou claro que é igual a um sono. João 11:11
Mas eles insistem em que Deus queimará estas pessoas.
Mas eles insistem em que Deus queimará estas pessoas.
Eu lhe pergunto:
O que você faria com um cão que é indomável, incorrigível e que poderia por em risco sua família seus filhos e toda comunidade?
O que você faria com um cão que é indomável, incorrigível e que poderia por em risco sua família seus filhos e toda comunidade?
Opção 1 = Bateria nele com um pedaço de pau de vez por outra, jogando-lhe também água fervente e atirando-o em cima de brasas incandescentes?
Opção 2 = Sacrificaria o animal, mesmo ficando triste por isso , para que a paz de sua família prevalecesse?
A resposta que você dará, é ainda a resposta de alguém que não consegue demonstrar plenamente o amor. Imagine agora o que faria aquele que a Bíblia diz que É AMOR. 1 João 4:8 Ezequiel 18:32
Então será que Jeová faria com humanos aquilo que você repudiaria fazer a um animal?
Então será que Jeová faria com humanos aquilo que você repudiaria fazer a um animal?
Pelo que sei da Bíblia, não existe consciência no Seol ( שְׁאֹלָ ) e nenhuma atividade consciente.
Eclesiastes 9:10 - "Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais".
(Almeida revista e atualizada traz a tradução "além" e a corrigida "sepultura".)
Quero destacar aqui que esta é a mesma palavra que muitas Bíblias traduzem por "inferno", ou seja segundo as Escrituras, todos ao morrer vão para o inferno ou Seol, todos, e lá não existe atividade.
Esta crença de que existe uma subdivisão no Seol - pode-se perguntar - surgiu de onde então?
Esta crença de que existe uma subdivisão no Seol - pode-se perguntar - surgiu de onde então?
Os gregos anteriores a Sócrates e Platão também criam que a alma continuava viva após a morte.
Pitágoras, famoso matemático grego do sexto século AEC, sustentava que a alma era imortal e estava sujeita à transmigração. Antes dele, Tales de Mileto, considerado o mais antigo filósofo grego conhecido, achava que a alma imortal não existia apenas em homens, animais e plantas, mas também em objetos tais como um ímã, visto que pode mover ferro. Os antigos gregos afirmavam que as almas dos mortos eram transportadas através do rio Estige para um vasto domínio subterrâneo chamado de o mundo dos mortos.
Ali, juízes sentenciavam as almas quer ao tormento numa prisão com muros enormes, quer à bem-aventurança no Elísio.
Obviamente a filosofia grega foi enxertada no cristianismo apóstata, o que foi decisivo para teologia da cristandade. Na visão de alguns grupos evangélicos, após a ressurreição de Jesus, os que estavam na parte boa do Seol foram levados aos céus junto com o Cristo, todos os fiéis desde o tempo de Abel.
Não é isso que a Bíblia ensina.
Estes textos deixam claro que a ressurreição ainda não havia ocorrido.
1 Coríntios 15:12-19 2º Timóteo 2:17-18
O fato de Paulo mencionar Jesus levando cativos ( Efésios 4:8) no idioma grego original das Escrituras, não indica que houve uma ressurreição. Não.
O texto esta explicado no contexto imediato.
Nos mostram que Jesus e os demais cristãos foram postos numa condição superior, numa alta posição conforme Paulo menciona em Efésios 2:6, uma posição como que "celestial".
A palavra grega vertida incorretamente na ALMEIDA É: ( ἀναβαίνω ) anabaino que significa: Levantar, por ao alto. Jesus ao ascender da morte, subiu da morte ao alto, à vida, e depois de vencer a morte levou consigo os cativos (os seus servos) à uma condição superior, a uma posição elevada mas não os ressuscitou pois Paulo que se incluiu a estes estava bem vivo junto com todos os demais que depois ele passou a descrever como ocupando papeis fundamentais dentro da congregação. Efésios 4:11-13
Aliás, se alguém disser que esta expressão "levou cativo o cativeiro", significa que após sua ressurreição, ele ressuscitou servos fiéis do passado ou que tirou os do Seio de Abraão, para os levar ao céu, estará chamando Pedro de mentiroso, pois este disse claramente muito tempo depois de Jesus subir ao céu as seguintes palavras: "Realmente, Davi não ascendeu aos céus" Atos 2:34
Ora, se não levou Davi então logicamente não levou mais ninguém.
Muitas deturpações têm sido feitas sobre a morte e a punição dos iníquos.
Este gráfico mostra uma noção distorcida sobre o inferno:

Cristandade criou crenças absurdas afim de poder "tentar" manter de pé a herética doutrina de um inferno de fogo.
As Escrituras dizem: No principio Deus criou o Céus e a Terra. Gênesis 1:1
Mas a cristandade mudou isso, ela, segunda suas crenças distorcidas, deveria possuir uma Bíblia que rezasse: No principio Deus criou o Céu e a Terra e o Inferno , tendo um lado bom e outra lado mal , e criou também o purgatório e o limbo.
Mas a cristandade mudou isso, ela, segunda suas crenças distorcidas, deveria possuir uma Bíblia que rezasse: No principio Deus criou o Céu e a Terra e o Inferno , tendo um lado bom e outra lado mal , e criou também o purgatório e o limbo.
Pois é, é difícil entender como eles podem inventar coisas assim, mas o ditado popular, é verdadeiro neste particular "Uma mentira sempre exige outra mentira para sustentar a primeira"
Veja como as pessoas infelizmente, por falta de estudo bíblico pessoal, por falta de interesse em se aprofundar mais nas Escrituras, passam a ter um conhecimento distorcido, errado, que geralmente acaba gerando doutrinas anti-bíblicas, por exemplo:
Algumas pessoas acreditam que o Diabo tem chifre e cauda e usa um tridente.
Será que um anjo criado por Deus teria tal aspecto, lembre-se de que Deus criou o anjo que se tornou Satanás, embora este tenha pecado isso não afetou sua aparência, assim como um homem bonito e atraente que se torna ladrão e bandido não deixa de continuar belo.
Esse é um dos motivos pelos quais muitos são enganados.
Leia este texto: 2 Coríntios 11:14
Outras pessoas acreditam que o Diabo vive no inferno e lá está a atormentar as almas perdidas.
Bem primeiramente a doutrina do tormento eterno consciente é uma heresia criada por pessoas que desconhecem o contexto geral da Bíblia, ou que muitas vezes sabem a verdade, mas se negam a reconhece-la por algum motivo pessoal.
Outra coisa é que, o Diabo nunca esteve e jamais estará no inferno , ele tinha acesso a apenas duas esferas, o céu e a terra. Jó 1:6-7
Mais tarde a Bíblia diz que ele foi expulso do céu por ocasião do inicio da presença de Cristo. Veja: Revelação (Apocalipse) 12:7-10
Assim ele fica restrito a terra, sem acesso à esfera celestial.
Mais tarde porém, se nos diz que ele é lançado num abismo , ou seja ,é retirado da terra e lançado em um outro lugar ou condição, o abismo. Revelação (Apocalipse )20:1-3
A palavra grega em Revelação 20:3 é diferente de Hades , que algumas traduções vertem por inferno.
Assim, Satanás nunca estará no inferno ou Hades pois lá é um lugar apenas de pessoas mortas e nunca de pessoas vivas, não se menciona animais indo para lá em nenhuma passagem bíblica.
Apocalipse 20:13 Almeida corrigida
Ser dito que o fogo eterno espera Satanás e seus anjos não muda esta verdade, pois não se menciona nesta passagem a palavra inferno, ou Hades.
Tal fogo é uma expressão simbólica, que faz alusão ao lago de fogo , que é a segunda morte.
Geena foi uma das palavras que Jesus usou para se referir a futura destruição dos iníquos.
Marcos 9:43-48
A Bíblia muitas vezes associa simbolicamente fogo à destruição eterna. Um exemplo é Judas 7 que diz:- Assim também Sodoma e Gomorra, e as cidades em volta delas, as quais, da mesma maneira como os precedentes, tendo cometido fornicação de modo excessivo e tendo ido após a carne para uso desnatural, são postas diante [de nós] como exemplo [de aviso] por sofrerem a punição judicial do fogo eterno.
Observe que se diz que o fogo seria eterno
Porém sabemos que não há nenhuma cidade naquela região pegando fogo até hoje mas sim que toda aquela geração foi destruída para sempre.
Jesus quando disse que iria iniciar um fogo na terra e já estava aceso, era símbolo da exposição dos erros e hipocrisia dos falsos adoradores, bem como o alvoroço que as boas novas iriam causar. Lucas 12:49
O apóstolo Paulo falou que o fogo iria expor as obras de todas as pessoas. - 1° Corintios 3:11-13
Assim, todas as passagens associadas ao fogo e tormento revelam que estes são simbolismos apropriados da destruição eterna da parte de Jeová Deus, sendo que o tormento das pessoas vem como resultado obtido pela exposição de suas convicções como sendo falsas e privando-as da bem-aventurança prometida aos santos, tormento esse, que nos seus efeitos, é eterno.
E pense nisto: Se Jeová pusesse pessoas para sempre em um local de tormento eterno, então ainda continuaria existindo o mal, vivendo não no meio dos bons ,mas ao lado deles, uma vez que haveria dentro do universo de Deus, um local de tormento eterno que jamais deixaria de existir.
Perguntamos: Era esse o propósito original de Deus no princípio? Isaías 55:11.
O que acontece com a madeira quando a pomos no fogo? Ela queima, vira cinzas, a fumaça é a evidência e a lembrança de que a destruição por fogo é eterna e irreversível; esse é o destino dos iníquos.
Como poderia ajuntar todas as coisas, no céu e na terra (o universo de Deus) em Cristo? Se houvesse tal lugar de tormento eterno, não poderia ser todas as coisas - Efésios 1:10 1° Cor 15:28. Como Jeová poderia ser tudo para com todos?
Como se gerou tal doutrina anti-bíblica
Bem, a origem do inferno de fogo, é conforme as evidências apontam, totalmente anterior ao cristianismo, sim pois, para o judaísmo não existia tal lugar de tormento consciente, o lugar que atualmente as pessoas da cristandade dizem ser o inferno ou segundo as palavras hebraicas e gregas, o Seol e o Hades, não passavam da região comum para onde todas as pessoas mortas vão.
E o outro lugar que as pessoas pregam como sendo o inferno, segundo as palavras originais não passa de um vale que se depositava lixo no 1° século é HINOM.
O lago de fogo que as Escrituras dizem ser o fim derradeiro dos impenitentes não é uma passagem de difícil interpretação , pois logo no próprio versículo dá o significado:
"Este significa a segunda morte". Versículo 14 do Capítulo 20.
Como se pode ver, o inferno, o falso profeta, a besta e a morte são lançados lá, e perceba que coisas como o inferno, falso profeta e a besta e morte são condições, instituições políticas, coisas que não podem ser atormentadas mas que podem e vão sim, ser completamente eliminadas. -Apocalipse 19:20 20:13-14 (Thompson)
Passagens bíblicas mal analisadas e mal interpretadas fizeram com que muitos passassem a propagar erros.
Outros se utilizaram da ignorância popular com relação à Bíblia e usaram tais ensinamentos para exercerem uma pressão psicológica sobre os membros, assustando-os com um "Deus" cruel e sádico.
No passado antes do próprio Judaísmo ser fundado, já existiam noções não iguais às atuais, mas parecidas sobre um mundo subterrâneo, no qual as pessoas passariam a eternidade.
Mais tarde, passaram a existir muitas concepções de infernos, tanto quentes como gelados, e estavam nas religiões budistas, babilônicas, assírias e numa infinidade de outras religiões pagãs.
Que muitas filosofias e ensinos pagãos se infiltraram no cristianismo apóstata nós já sabemos e que muitas religiões inventaram crenças falsas para segurar e amedrontar seus adeptos também. Agora, será que nós iremos atrás de doutrinas que claramente contradizem as Escrituras e mancham o nome de nosso Deus?
Mais tarde, passaram a existir muitas concepções de infernos, tanto quentes como gelados, e estavam nas religiões budistas, babilônicas, assírias e numa infinidade de outras religiões pagãs.
Que muitas filosofias e ensinos pagãos se infiltraram no cristianismo apóstata nós já sabemos e que muitas religiões inventaram crenças falsas para segurar e amedrontar seus adeptos também. Agora, será que nós iremos atrás de doutrinas que claramente contradizem as Escrituras e mancham o nome de nosso Deus?
Veja o comentário da Enciclopédia Barsa neste respeito:
Barsa Vol: 8 Tópico :Inferno
Barsa Vol: 8 Tópico :Inferno
A ideia de punição após a morte não existia na maioria das religiões antigas, inclusive Israel no Judaísmo.
Mesmo em Israel, somente depois de lenta evolução de consciência moral foi que se impôs a idéia de punição depois da morte.
Agora fica novamente a pergunta: Vamos aceitar o que é verdade ou ficar com a mentira?A resposta depende somente de cada um de nós!
Implicações adicionais da doutrina do tormento eterno.
Mesmo em Israel, somente depois de lenta evolução de consciência moral foi que se impôs a idéia de punição depois da morte.
Agora fica novamente a pergunta: Vamos aceitar o que é verdade ou ficar com a mentira?A resposta depende somente de cada um de nós!
Implicações adicionais da doutrina do tormento eterno.
1 - Segundo a doutrina da redenção ou resgate, Jesus assumiu o nosso lugar ao ser condenado pelos pecados da humanidade, de modo que sua vida qual humano deveria de ser extinta, uma vez que o salário do pecado é a morte, Jesus precisou morrer por assumir nossa culpa e conseqüentemente o castigo destinado a nós pecadores, foi destinado a ele. Mas se esta doutrina de tormento eterno fosse verdadeira, Jesus teria de ir para um inferno de fogo e lá permanecer para sempre, pois este é o destino eterno dos pecadores contra Deus segundo esta falsa doutrina.
Sabemos que Jesus morreu, e como ser humano deixou de viver para sempre, de modo que não existe qual alma humana permanecendo eternamente num fogo eterno. Sua vida, a qual ele usufrui hoje, é uma vida espiritual num corpo imaterial novo, revestido de imortalidade, sua humanidade não existe mais, pois foi dada em resgate pelos humanos.
2 - Outro fator, é que a vida de todas as criaturas que Deus criou não é auto suficiente, pois esta vida é derivada e mantida pela benignidade imerecida ou graça de Deus. A vida que usufruem é uma concessão e não um direito inato que lhes cabe, de modo que para que a vida das criaturas que fossem lançados neste hipotético local de tormento eterno fosse eterna, Duas coisas seriam necessárias e ambas são irreconciliáveis.
Primeira: Para que a vida destas criaturas atormentadas eternamente, fosse de fato, eterna, elas deveriam ter vida em si mesmos, sendo auto-suficientes pois, sendo abandonadas por Deus e desaprovadas por ele, a vida que elas derivam nesta eternidade não esta sendo sustentada por ele, pois ele não fornece manutenção de vida a pecadores.
E sabemos que isso não é possível porque nenhum ser vivo possui vida auto-suficiente, auto-sustentável.
Segunda: Se a vida que estas criaturas que vão para o fogo eterno será mantida e sustentada por Deus, então não há dúvidas de que o tormento destas criaturas é eterno em decorrência da manutenção de suas vidas sendo efetuada por Deus, sendo que o tormento destas não tem fim pelo fato de Deus estender a vida delas para que sofram eternamente em fogo e tormento eterno. Isso porém é algo repulsivo e não compatível com a personalidade do Deus Jeová , ao contrário, este tipo de comportamento é denominado sadismo.
Esse texto foi tirado do antigo site pedras que clamam...bons tempos !
ResponderExcluirmaravilhoso
ResponderExcluirmuito bom! reforça nossa fé saber como existe somente uma verdade
ResponderExcluirSuper esclarecedor!!! Gostei!
ResponderExcluirA doutrina do inferno não é a mencionada acima, não nas igreja evangélica. O inferno não foi criado para os seres humanos e sim para o Diabo, vai com ele quem permitir que seu egoismo seja maior. Também ninguem vai para la quando morre e sim na ultima parte do juizo final juntamente com a morte e o hades conforme Revel.20:11-15 , onde mostra o julgamento diante do trono branco e todos os mortos, obviamente ressucitados para julgamento, e nesse jugamento quem nao estava no livro da vida (oque significa que os mortos no favor de Deus tbm estarão ressucitados neste mesmo julgamento)serão lançados no lago de fogo, onde já estarão a besta e o falso profeta ( Revel. 19: 19-21) e tambem Satanas (Revel. 20: 7-10) que foram lançados antes, e nesse ultimo texto que mencionei finaliza dizendo que ele "foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam a fera e o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre."Rev. 19: 20 salienta que tanto a fera quanto o falso profeta foram jogados vivos, o Diabo tambem, portanto ele nao esta la, ele vai para la junto com aqueles que o seguem, todos vivos! E quanto ao amor de Deus, Deus é amor, tbm é justo juiz e dara a cada um conforme as suas obras, o mesmo Deus que abominava o que era feito no vale de hinom por ser algo injusto, cruel , idolatra , e desrespeito com o presente que Ele nos deu, que é a vida, é Ele o mesmo que em 1Samuel 15: 1-3 manda que Saul destrua todos os amalequitas," desde os meninos até aos de peito". Deus é justo sabia oq estava no coração deles.
ResponderExcluirEsse é um resumo da explicação sobre a doutrina do inferno como ela realmente ela. Na igreja Catolica ela é realmente como vc explicou. Não tenho nada contra as TJs, acho o trabalho dedicado e bonito, porém assim como vcs não gostam de serem mal interpretadas como geralmente são, não distorçam tbm por sua vez o que não sabem. Se vc não sabe da doutrina do outro, apenas ouviu falar, achegue- se e pergunte o porq dele pensar assim, tento sempre fazer isso e é algo bom, afinal ninguem tem a verdade. Só existiu um que é ao mesmo tempo o "caminho, a verdade e a vida", ainda que eu fale a verdade não a verdade, ainda que eu ensine o caminho, não sou o caminho, somente Jesus, como Ele mesmo disse. Algo muito bom que vc disse foi para lermos apenas a Biblia, tenho feito isso e é maravilhoso! Mas seu texto foi retirado das publicações que vc estuda, devemos confiar nos nossos irmãos, porem tbm devemos verificar tudo que vem ate dos nossos irmãos, senão acontece essa destorção dos fatos como houve agora. Garanto que vc nunca viu esta explicação que acabei de dar, pois nunca se permitiu ouvir os dois lados. Isso acontece quando realmente acreditamos que nosde a ponto de não verificar com a parte acusada. Não cometam o mesmo erro que alguns cometem contra vcs, principalmente já que têm absoluta convicção que já encontraram a verdade, ai mesmo a mudança de pensamento e atitude devem permear seus corações. Tbm oq ouvirem não sera p para a fé de quem já encontrou o verdadeiro Messias, falo por experiência própria, pois a experiência que tenho com Deus só o abandono se for por vontade própria , nunca mais por engano. Pois a quem Ele se mostra estar junto nunca mais o esquece! Fiquem na paz! Se achou meu comentarioofensivo podera apagar. Mas a palavra de Deus "penetra a te a divisão da alma ,e do espirito,e das juntas e medulas". Vc pode apagar meu comentario mas a Palavra de Deus ja penetrou se coração, e ela"
ResponderExcluirnão volta a Ele sem resultados" ! Mais uma vez , a paz!
Digitei no celular,por isso algumas partes do que escrevi não sairam como por exemplo quando disse : "ainda que eu fale a verdade não sou a verdade" , "distorção" e " isso acontece quando realmente acreditamos que nos disseram a verdade a ponto de não verificar com a parte acusada", e com a Bíblia é claro e principalmente. Estou corrigindo para não haver mal-entendidos!Um abraço e a paz!
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